segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Evangelho liberal X Ordenanças.


Nos últimos anos fomos expostos a um evangelho liberal que de certa forma se esqueceu de algumas ordenanças elementares da igreja. Sim, existem ordenanças que como Cristãos devemos observar quando nos tornamos ou queremos nos tornar Cristãos.

De certa forma, essas obrigações não cabem na mente daquele que deseja viver uma vida Cristã autônoma, é bem mais fácil interpretar o evangelho de forma onde minhas posições encontrem sempre um abrigo.

O fato é que para viver o evangelho em sua integralidade devemos observar as ordenanças que Cristo e o movimento apostólico nos legaram. Você vai encontrar na internet mesmo algumas variações que vão falar em duas ou três ordenanças. Meu foco aqui não é polemizar em quais variações estão certas mas gostaria de conscientizar você sobre aquelas que em meu ponto de vista pastoral e bíblico devem ser observadas.

1. Crer: Para que um indivíduo alcance a compreensão espiritual é necessário que ele creia, como Hebreus 11.6 bem diz: É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe.
Esta ordenança está fortemente baseada em Marcos 16:16 - Quem crer e for batizado será salvo...
Talvez você pense que todas as pessoas que estão em uma igreja crêem. Com experiência pastoral digo a você que não. A pessoa que está na igreja mas não crê é uma pessoa que critica e questiona tudo, nunca se dá por convencida nas questões da fé e está sempre procurando um pretexto para por em xeque a palavra de Deus e autoridade da Sua igreja.
Tomás de Aquino disse: Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível.

O crer parece tão simples, mas envolve muitas coisas, mudanças de conceitos e visões e aceitação de novas realidade mesmo que em primeiro momento sejam incompreensíveis.

Amado, se crer têm sido um obstáculo para você, ore agora e peça ao Senhor para fortalecer a sua fé. Recomendo que você leia provérbios capítulo 3.

2. Confessar: Talvez você se pergunte o por que de todas as vezes após a pregação alguém faz o apelo. Existem até pessoas que julgam antibíblico. 
Deixa eu citar para você Lucas 12.8: E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens, também o filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

Acima, lemos que Jesus falou em crer e se batizar, entre um e outro está uma importante ordenança: Confessar.
Por isso que por muitas vezes você vê o pregador fazendo as pessoas repetirem com sua voz algumas palavras como: Aceito a Jesus como meu único e suficiente salvador!!!

Quando confessamos, estamos publicamente anunciando a salvação aos homens e dando testemunho do evangelho.

Dúvidas? Leia Romanos 10:9.

3. Batizar: Não vou adentrar nos assunto de forma profunda, só quero registrar que esta ordenança acompanha o crer, acompanha o confessar e faz com que aquele que creu e confessou agora tome uma atitude simbólica de ressurgimento para uma nova vida.

O batismo sela um pacto espiritual, através dele você é inserido na comunidade dos santos e se torna partícipe do corpo de Cristo. Uma responsabilidade espiritual que faz parte do crescimento na fé.

(I Pedro 3:21) - Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; 

4. Santa Ceia: Após o batismo, agora inserido no corpo de Cristo, você deve participar da comunhão da santa ceia todos os meses.

Infelizmente existem pessoas que desaparecem da igreja e se esquecem desta ordenança tão preciosa.
O Cristão deve participar da ceia e fazer isto juntamente com seus irmãos em Cristo. Esse é objetivo, de juntos a "Eclésia" relembrar o sacrifício do mestre.

Paulo quando escreve as belas palavras de 1ª Co 11.23 e 29. Ele diz: Porque eu recebi do Senhor e vos ensinei..........

Como aprender se não congregamos, como participar se não estamos ligados ao corpo.

Amado, pode se dizer e inventar o qualquer tipo de teologia maluca por aí, mas a verdade é que a palavra de Deus coloca algumas obrigações fáticas e inegáveis para aquele que deseja ser um Cristão verdadeiro. 

Que este rápido estudo possa abrir seus olhos em nome de Jesus!!!

Abraços.
Pr. Junior sarmento.









Nenhum comentário:

Postar um comentário