sábado, 26 de julho de 2014

Lição Jovem 1 - O valor dos bons conselhos. Auxílio Bibliográfico 2.


" Sabedroria de Cristo".

Embora no Antigo Testamento a sabedoria seja personificada no livro de Provérbios e mostrada como tendo existido eternamente em Deus (Pv. 8.22-30), ela é centrada em uma pessoa, o Senhor Jesus Cristo (1ª Cor. 1.30; Cl 2.2,3; Lc 11.49.

Cristo, em sua natureza humana, cresceu em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lc 2.52), mas em sua natureza divina, repousava sobre ele o Espírito sétuplo cujo principal atributo é a sabedoria (Is 11.2). Como resultado os homens perguntaram, "Donde veio a este a sabedoria?" (Mt 12.42). O apóstolo Paulo escreve que Ele é o poder e a sabedoria de Deus, destacando que a vida e a morte de Cristo eram o sábio plano de salvação de Deus (1ª Co 1.24).

Os Gregos, com sua filosofia, buscavam a sabedoria (1ªCo 1.22) e produziram grandes homens como Platão e Aristóteles, mas não vieram a conhecer a Deus. Em contraste, Deus, em sua infinita sabedoria, usaou a Palavra da cruz para revelar o modo como o homem pode ser salvo. O evangelho provou ser um tropeço para os judeus, que estavam tentando obter a salvação através das boas obras (Rm 9.30-33); e "uma loucura ou insensatez".

Os judeus ficavam ofendidos com o pensamento da crucificação, e por serem tão impotentes a ponto de precisarem que alguém morresse pelos seus pecados. Os Gregos consideravam a simples fé em uma expiação substitutiva um modo fácil demais para a salvação.

Contudo, a morte expiatória do Senhor Jesus Cristo é o epítome de toda a sabedoria (Ef.3.10), uma vez que ela resolve o maior problema do mundo e do homem, isto é, o pecado.

(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1712).


Nenhum comentário:

Postar um comentário