quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A dissidência.


                                                                  por Ev. Junior


      Estudamos em nossa lição sobre a perseguição da igreja. Reis, Imperadores e autoridades perseguiram e assassinaram vários daqueles que professavam o nome de Cristo.
       Quando olhamos para este panorama pensamos no absurdo que aqueles homens sofreram e em nossa alma surge um senso de justiça como se quiséssemos voltar no tempo e defendê-los.
          Esta perseguição tinha como objetivo calar a igreja e os líderes que ganhavam cada vez mais almas para o reino.

       Em Efésios 6.10 Paulo nos dá uma dica de aquela perseguição estava mudando de terreno, passou do campo físico para o campo espiritual, isso porque a tática satânica também mudou.

         No campo físico seria difícil continuar, pois os cristãos não temiam mais por suas vidas, uma vez que suas elas agora estavam “escondidas em Cristo”. O maior poder do evangelho foi a vitória sobre a morte, logo, a morte passou a não ser mais temida por aqueles que aceitam a Cristo e principalmente por aquela geração.

     A nova tática deixou de lado a vida física e passou para a vida espiritual. Satanás sabe que na vida espiritual ele atingiria muito mais pessoas, sem tirá-las do meio da igreja de Cristo.

     Esta “tática” parece nova, mas não é. Ela já tinha sido utilizada com êxito no deserto contra Moisés quando sua liderança era colocada a prova diariamente por dissidentes que desejavam saber onde o tesouro do povo estava escondido e no que seria utilizado, estes que reclamavam o tesouro conseguiram utilizá-lo, mas para fazer o ídolo que adoravam no lugar do Deus de Israel.

     A perseguição externa só ganha força quando compartilhada por aqueles que fazem parte da igreja. Não é raro você ver pessoas que criticam tanto quanto o mundo. Não existem palavras bíblicas em sua boca, mas sempre palavras de duplo sentido questionando e criticando. Essa prática estava na vida de Coré, até que o próprio Deus se irou.

     Estes Coré´s espalhados por aí ignoram a vontade de Deus na escolha de seus representantes, sim, porque Deus em toda a história escolheu e elegeu guias, homens que levaram o povo para a Sua vontade. Deus não falava ao povo, mas sim a Moisés, e assim foi com Josué, Samuel, reis e profetas. Deus não falava aos discípulos, mas a Jesus, Deus não falava a igreja, mas através do seu espírito falava aos apóstolos. Nosso problema é que confundimos a consolação pessoal do espírito de Deus em nosso coração, com as ordens do próprio Deus sobre a igreja para os líderes. Paulo disse: Sede meus imitadores, porque eu sou imitador de Cristo. Isso é referência, direcionamento e visão.

     Satanás sabe que tirar as pessoas de Cristo é difícil, então as tira da igreja, fazendo com que elas duvidem de tudo e de todos. Passam a ser deuses de si mesmos e tampam seus ouvidos para qualquer conselho pastoral, assim, distante da noiva perdem o noivo e a visão do reino de Deus.

     Temos de tomar cuidado com certos pensamentos que nos rodeiam, como diz Paulo tudo deve ser filtrado e comparado com a palavra.

    Como os alertas de Moisés foram ignorados por muitos, assim, muitos conselhos pastorais têm sido ignorados.

     Em João cap. 66 após um discurso pesado alguns deixaram de seguir Jesus. Existe pessoas tão críticas que se estivessem lá estariam entre aqueles que deixaram de seguir Jesus, se estivessem no deserto iriam querer ensinar Moisés.

     A aceitação do verdadeiro evangelho passa pela humildade, uma qualidade que está sendo morta pelo câncer da individualidade.
Evangelho individual não existe.

(II Corintios 11:4) - Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
(II Corintios 11:4) - Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário