Em seu livro que traz a pergunta acima como título, o filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella diz: " ...obra, que os Gregos chamavam de poiesis, que significa minha obra, aquilo que faço, que construo, em que me vejo. A minha criação, na qual crio a mim mesmo na medida em que crio no mundo".
Neemias foi daquelas pessoas que a obra da sua vida refletia na vida de muitos. Uma pessoa incomum.
Em um mundo individualista que vivemos é cada vez mais raro presenciarmos tamanha determinação para realizar uma obra tão coletiva.
Em um mundo individualista que vivemos é cada vez mais raro presenciarmos tamanha determinação para realizar uma obra tão coletiva.
Assim foi com José, Moisés, Josué e tantos outros. Aliás a bíblia, na sua eterna riqueza nos lembra em todo tempo o valor das nossas obras e do quanto podemos ser relevantes em um mundo que necessita de pessoas incomuns.
Pessoas construtivas atraem, as pessoas ao seu redor desejam ouvi-la, prestam atenção em suas opiniões e estão em todo tempo aprendendo com ela.
Suas obras (realizações) são o que testificam sua competência e comprometimento.
Os inimigos de Neemias vendo que não cessariam a sua determinação agora desejam conversar com ele, bater um papo amigável e tentar quem sabe um acordo. A resposta dele está registrada no capítulo 6 e verso 3:
E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
1º - Faço uma grande obra: Neemias tinha noção do que tinha em suas mãos, valorizava a obra que Deus lhe entregara, sabia da importância e era o primeiro a ser o entusiasta quanto a obra que estava realizando.
Não valorizar aquilo que temos parece uma tentação cada vez mais presente. Claro, não podemos ser daqueles; " tudo o que eu tenho é melhor, tudo o que eu faço é melhor".
Não era essa a perspectiva de Neemias, ele estava respondendo pessoas que desejavam minar o seu trabalho, ele sabia que se mostrasse fraqueza para seus inimigos, inevitavelmente daria a eles munição. Sua arma para manter a convicção de todos os trabalhadores era a valorização do empreendimento.
Vivemos em um mundo social, tudo o que fazemos está envolvendo pessoas, e para manter relacionamentos, sucessos que conquistamos temos que saber valorizar e mostrar que estamos fortes em nosso foco.
Ser mostrar forte é mais difícil do que se mostrar fraco.
2º Não poderei descer - Neemias sabia que não poderia descer porque lá embaixo estavam aqueles que não vieram para ajudar.
No caminho para uma grande obra temos que saber selecionar nossas amizades e aconselhamentos, porque existem pessoas que somente nos fazem descer. Pessoas que nos desencorajam e eliminam as boas palavras que recebemos.
Quando Sansão foi em direção ao pecado a bíblia nos diz que ele desceu:
E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus...Jz 14.1
Todas as vezes que descemos, estamos vulneráveis ao território daquele que nos chamou, tanto que o próprio Deus assim sinaliza:
“Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.” Jeremias 18:2
Por isso temos que ter muito cuidados com as descidas da vida.
Tem uma música que diz que "o melhor lugar do mundo é aos pés do salvador".
Lá compensará sempre descer, pois quando ele nos chama é para que recalibremos nossas forças.
3º - Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse?
Todas as vezes que descemos e nos distraímos em meio a nossa obra, acabamos por interrompe-la.
Neemias sabia que o motor de todo o povo era o seu entusiasmo, se ele saísse incorreria em uma paralisação da obra. O objetivo é o final. Nele você vai poder se dar ao luxo de se desarmar e descer, mas até lá nossa obra deve contar com nossa dedicação, intensa, sacrificante, mas que trará um resultado excelente:
Talvez se Neemias fosse bater um papo naquele momento ele não chegaria mais tarde ao seguinte resultado:
Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
Neemias 6:15.
Nós sabemos que todo propósito possui um tempo (Ec 3). E nesse tempo não podemos descer, pois descer significa atrasar aquilo que Deus deseja realizar através de nossas vidas.
Neemias não DEIXOU a sua obra. Tem muita gente reclamando do seu casamento, do seu emprego, da sua vida, mas em que ponto você abriu mão?
A obra é sua, a responsabilidade da edificação é sua, não deixe, não desça, não pare enquanto não acabar.
Uma vida de edificação não é fácil, mas é compensadora, criar caráter nos filhos não é fácil, edificar relacionamentos não é fácil, construir patrimônio não é fácil, mas tudo isso gerará frutos que farão com que a sua obra tenha valido a pena.
Termino me valendo da pergunta feita por Mário Sérgio Cortella:
Qual a tua obra?
Deus te abençoe.
Pr. Junior Sarmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário