Talvez o maior erro do ser humano tenha sido em toda a sua história o orgulho. Uma geração sempre quer superar a outra, quebrando paradigmas, inovando e mostrando ser melhor. Isso é bom e saudável pois nos mostra que temos sim de melhorar, mas não devemos nos esquecer que alguns princípios humanos não mudam. As maiores leis que conhecemos são imutáveis, pois são conclusivas em si, quando queremos modificar princípios corremos o sério risco de destruir o que fora construído por séculos de aprendizado.
Se uma pessoa com oitenta anos te dá um conselho, você que tem vinte anos, passa a ter uma experiência de cem, porque você absolveu um conhecimento que foi construído com experiências de vida. Porém quando nos achamos superiores aos princípios nos tornamos irresponsáveis e sem conteúdo, pois nos baseamos apenas e tão somente naquilo que é imediato.
Faço essa reflexão pois nossa sociedade está cada vez mais se voltando contra todos os princípios que nos cercaram e formaram nossos costumes.
Principalmente nós que somos evangélicos estamos nos vendo acoados como se fôssemos bandidos, enquanto bandidos são defendidos com unhas e dentes por aqueles que se dizem contra o preconceito.
Nossa sociedade demoniza a formação familiar com homem e mulher, demoniza a lei contra o aborto e defende adolescentes armados que assaltam e matam com extrema consciência do que fazem. Distorcem a cultura, distorcem princípios e por fim não teremos absolutamente mais nada senão a visão mínima de vida construída no interior do mundinho de cada um.
Isso é ter visão aberta? Visão aberta é zelar por nossa história sem ter medo futuro, porém o que tenho hoje é medo do futuro e saudades da história.
Pr. Junior Sarmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário