sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Neemias - O Espírito de Sambalate e Tobias.




O Tema do propósito da virada é Neemias 2.20 e o contexto é que esta frase tão forte e convicta não é fruto da altivez de um líder nato chamado Neemias mas uma resposta àqueles que o afrontavam por sua obra, Sambalate e Tobias.

" O Deus dos céus é quem nos fará prosperar, e nós seus servos nos levantaremos e edificaremos, mas vós não tende parte nem memória em Jerusalém".

Nossa vida é uma eterna construção, nossos objetivos e sonhos quando alcançados nos mostram o quanto lutamos para estabelecer uma realidade, porém é fato que existem pessoas que não só, não compactuarão com nosso alegria, como farão de tudo para anular nossas qualidades e projetos, pessoas que não aguentam o sucesso alheio porque na realidade se escondem atrás de uma humildade fictícia.

Perceba que Sambalate e Tobias já estavam em Jerusalém, mas nunca fizeram absolutamente nada, nenhuma obra, nenhum plano, nenhuma mobilização, mas quando Neemias inicia sua liderança são os primeiros a apontá-lo e desencorajá-lo.

A bíblia quer nos passar o claro recado de que nossos projetos sempre sofrerão com a incredulidade alheia. Os Sambalates da vida não respeitam posições ou conquistas, pois sua inveja tem o único objetivo da desqualificação. Neemias era funcionário do rei, tinha cartas de autorização real, com o selo do anel do Rei. Mas qual foi a acusação de Sambalate e Tobias?

" .....o que isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?. (Ne 2:19).

Aqueles que procuram minar nossos projetos sempre procurarão algo, não achando duvidarão de nossa capacidade de realização. 

Você não vai achar no livro de Neemias um Sambalate convertido e um Tobias que reconheceu que Deus era com Neemias. Simplesmente continuaram sendo o que sempre foram, meros expectadores que não possuíram a capacidade de se levantar para construir, tão somente se levantaram e discursaram na hora de se opor. 
Nunca espere que pessoas desta estirpe mudem, pois mudança depende de algo que elas não conhecem: Humildade de reconhecimento.

Não perca seu tempo com Sambalates e Tobias que andam por aí, apenas faça, pois a responsabilidade dessa obra é sua e não deles, mesmo que embora eles queiram se aliançar com você.

"Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.

E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?"


A paralisação das obras que fazemos é o grande objetivo de nosso adversário, no entanto temos que ter a sabedoria do alto necessária para discernir as propostas e filtrar as críticas.

Quem ouve a frase de Neemias no cap. 2 verso 20 pode dizer que ela é autoritária, orgulhosa ou até mesmo auto suficiente, mas não, é apenas uma resposta de quem sabe do seu chamado, conhece o Deus que serve e sabe de onde veio e para onde vai, aliás o próprio Cristo debateu isso com os Fariseus críticos de plantão:

Respondeu Jesus: "Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou. João 8:14.

Para você meu irmão que sofre com as palavras de Sambalates e Tobias espalhados por aí, deixo o que o próprio Deus afirmou para Josué:

" Hoje começarei a engradecer-te perante os olhos de todo Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo".

O espírito de Sambalate e Tobias se manifesta naqueles que desejam ouvir estas palavras do Senhor mas não ouvem, não ouvem porque se preocupam apenas e tão somente com seu umbigo, mas quando Deus engradece não há quem desqualifique, quando Deus levanta não há quem abata.

Que nesse propósito você seja firme e se posicione para mostrar que nossa vitória vem do Deus dos céus.

Deus te abençoe.

Pr. Junior Sarmento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário