segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A dificuldade em construir!

A dificuldade em construir!

Entre as definições do verbo "construir" estão: Edificar, dispor e organizar.
Todas essas ações são por si só difíceis. É difícil você edificar uma visão que lhe foi confiada, organizar pessoas e fazê-las dispostas para esta obra. Especialmente no mundo evangélico muitas são as dificuldades de um líder em estabelecer visão, já que todos alegam falar em nome de Deus e procuram estabelecer sempre uma verdade pessoal.

Organizar é uma tarefa especialmente difícil, pois demanda pulso firme, espírito de liderança e determinação, o que muitas vezes não é bem recebido por alguns.

Não bastasse o trabalho com as obras de nossa vida, ainda temos que lidar com opositores que não possuem obra para realizar muito menos feitos para apresentar, possuem somente a amargura da inutilidade mórbida. E sabemos que aquele que não possui felicidade se concentra na crítica àqueles que estão trabalhando.

Neemias está no construindo, andando pra lá e pra cá, organizando e fazendo o povo trabalhar, mas no cap. 4 de 1 a 3  encontramos o seguinte diálogo:

E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.
E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?
E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.
Neemias 4:1-3

A primeira e mais antiga arma de nosso adversário é suscitar a dúvida, ele fez isso em Mateus capítulo 4 quando falou a Cristo: "SE" tú és mesmo o filho de Deus!

Nosso adversário não mede suas palavras, não considera a obra de Deus em nossa vida, o que ele deseja é utilizar a dúvida como agente de seus intentos.

Muitas vezes somos pegos de surpresa por momentos em nossas vidas que duvidamos de nossa capacidade e da obra que estamos edificando: Será que vale a pena? Será que Deus está comigo?

Esses questionamentos só nos levam mais e mais a pensar na derrota, pois é isso que nossos adversários desejam, desqualificar nosso chamado e colocar dúvida naqueles que edificam.

Amado, que nesses cinquenta e dois dias você possa ter certeza da obra que está realizando, que você tenha força para resistir as astutas ciladas do nosso adversário e que você possa ter a certeza daquele que te chamou para uma grande obra.

Deus te abençoe.
Pr. Junior Sarmento.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Qual é a tua obra? Propósito da Virada.

Qual é a tua obra?

Em seu livro que traz a pergunta acima como título, o filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella diz: " ...obra, que os Gregos chamavam de poiesis, que significa minha obra, aquilo que faço, que construo, em que me vejo. A minha criação, na qual crio a mim mesmo na medida em que crio no mundo".

Neemias foi daquelas pessoas que a obra da sua vida refletia na vida de muitos. Uma pessoa incomum.

Em um mundo individualista que vivemos é cada vez mais raro presenciarmos tamanha determinação para realizar uma obra tão coletiva.

Assim foi com José, Moisés, Josué e tantos outros. Aliás a bíblia, na sua eterna riqueza nos lembra em todo tempo o valor das nossas obras e do quanto podemos ser relevantes em um mundo que necessita de pessoas incomuns.

Pessoas construtivas atraem, as pessoas ao seu redor desejam ouvi-la, prestam atenção em suas opiniões e estão em todo tempo aprendendo com ela.

Suas obras (realizações) são o que testificam sua competência e comprometimento.

Os inimigos de Neemias vendo que não cessariam a sua determinação agora desejam conversar com ele, bater um papo amigável e tentar quem sabe um acordo. A resposta dele está registrada no capítulo 6 e verso 3:


E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?



Uma resposta que nos ensina muitas lições de quem deseja iniciar ou continuar uma grande obra na sua vida.

1º - Faço uma grande obra: Neemias tinha noção do que tinha em suas mãos, valorizava a obra que Deus lhe entregara, sabia da importância e era o primeiro a ser o entusiasta quanto a obra que estava realizando.

Não valorizar aquilo que temos parece uma tentação cada vez mais presente. Claro, não podemos ser daqueles; " tudo o que eu tenho é  melhor, tudo o que eu faço é  melhor".

Não era essa a perspectiva de Neemias, ele estava respondendo pessoas que desejavam minar o seu trabalho, ele sabia que se mostrasse fraqueza para seus inimigos, inevitavelmente daria a eles munição. Sua arma para manter a convicção de todos os trabalhadores era a valorização do empreendimento.

Vivemos em um mundo social, tudo o que fazemos está envolvendo pessoas, e para manter relacionamentos, sucessos que conquistamos temos que saber valorizar e mostrar que estamos fortes em nosso foco.

Ser mostrar forte é mais difícil do que se mostrar fraco.

2º Não poderei descer - Neemias sabia que não poderia descer porque lá embaixo estavam aqueles que não vieram para ajudar.

No caminho para uma grande obra temos que saber selecionar nossas amizades e aconselhamentos, porque existem pessoas que somente nos fazem descer. Pessoas que nos desencorajam e eliminam as boas palavras que recebemos.

Quando Sansão foi em direção ao pecado a bíblia nos diz que ele desceu:

 E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus...Jz 14.1

Todas as vezes que descemos, estamos vulneráveis ao território daquele que nos chamou, tanto que o próprio Deus assim sinaliza:

“Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.” Jeremias 18:2

Por isso temos que ter muito cuidados com as descidas da vida.
Tem uma música que diz que "o melhor lugar do mundo é aos pés do salvador".
Lá compensará sempre descer, pois quando ele nos chama é para que recalibremos nossas forças.

3º - Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse?

Todas as vezes que descemos e nos distraímos em meio a nossa obra, acabamos por interrompe-la. 

Neemias sabia que o motor de todo o povo era o seu entusiasmo, se ele saísse incorreria em uma paralisação da obra. O objetivo é o final. Nele você vai poder se dar ao luxo de se desarmar e descer, mas até lá nossa obra deve contar com nossa dedicação, intensa, sacrificante, mas que trará um resultado excelente:

Talvez se Neemias fosse bater um papo naquele momento ele não chegaria mais tarde ao seguinte resultado:

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
Neemias 6:15.


Nós sabemos que todo propósito possui um tempo (Ec 3). E nesse tempo não podemos descer, pois descer significa atrasar aquilo que Deus deseja realizar através de nossas vidas.

Neemias não DEIXOU a sua obra. Tem muita gente reclamando do seu casamento, do seu emprego, da sua vida, mas em que ponto você abriu mão?
A obra é sua, a responsabilidade da edificação é sua, não deixe, não desça, não pare enquanto não acabar. 

Uma vida de edificação não é fácil, mas é compensadora, criar caráter nos filhos não é fácil, edificar relacionamentos não é fácil, construir patrimônio não é fácil, mas tudo isso gerará frutos que farão com que a sua obra tenha valido a pena.

Termino me valendo da pergunta feita por Mário Sérgio Cortella:
Qual a tua obra?


Deus te abençoe.
Pr. Junior Sarmento.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Neemias - O Espírito de Sambalate e Tobias.




O Tema do propósito da virada é Neemias 2.20 e o contexto é que esta frase tão forte e convicta não é fruto da altivez de um líder nato chamado Neemias mas uma resposta àqueles que o afrontavam por sua obra, Sambalate e Tobias.

" O Deus dos céus é quem nos fará prosperar, e nós seus servos nos levantaremos e edificaremos, mas vós não tende parte nem memória em Jerusalém".

Nossa vida é uma eterna construção, nossos objetivos e sonhos quando alcançados nos mostram o quanto lutamos para estabelecer uma realidade, porém é fato que existem pessoas que não só, não compactuarão com nosso alegria, como farão de tudo para anular nossas qualidades e projetos, pessoas que não aguentam o sucesso alheio porque na realidade se escondem atrás de uma humildade fictícia.

Perceba que Sambalate e Tobias já estavam em Jerusalém, mas nunca fizeram absolutamente nada, nenhuma obra, nenhum plano, nenhuma mobilização, mas quando Neemias inicia sua liderança são os primeiros a apontá-lo e desencorajá-lo.

A bíblia quer nos passar o claro recado de que nossos projetos sempre sofrerão com a incredulidade alheia. Os Sambalates da vida não respeitam posições ou conquistas, pois sua inveja tem o único objetivo da desqualificação. Neemias era funcionário do rei, tinha cartas de autorização real, com o selo do anel do Rei. Mas qual foi a acusação de Sambalate e Tobias?

" .....o que isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?. (Ne 2:19).

Aqueles que procuram minar nossos projetos sempre procurarão algo, não achando duvidarão de nossa capacidade de realização. 

Você não vai achar no livro de Neemias um Sambalate convertido e um Tobias que reconheceu que Deus era com Neemias. Simplesmente continuaram sendo o que sempre foram, meros expectadores que não possuíram a capacidade de se levantar para construir, tão somente se levantaram e discursaram na hora de se opor. 
Nunca espere que pessoas desta estirpe mudem, pois mudança depende de algo que elas não conhecem: Humildade de reconhecimento.

Não perca seu tempo com Sambalates e Tobias que andam por aí, apenas faça, pois a responsabilidade dessa obra é sua e não deles, mesmo que embora eles queiram se aliançar com você.

"Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.

E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?"


A paralisação das obras que fazemos é o grande objetivo de nosso adversário, no entanto temos que ter a sabedoria do alto necessária para discernir as propostas e filtrar as críticas.

Quem ouve a frase de Neemias no cap. 2 verso 20 pode dizer que ela é autoritária, orgulhosa ou até mesmo auto suficiente, mas não, é apenas uma resposta de quem sabe do seu chamado, conhece o Deus que serve e sabe de onde veio e para onde vai, aliás o próprio Cristo debateu isso com os Fariseus críticos de plantão:

Respondeu Jesus: "Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou. João 8:14.

Para você meu irmão que sofre com as palavras de Sambalates e Tobias espalhados por aí, deixo o que o próprio Deus afirmou para Josué:

" Hoje começarei a engradecer-te perante os olhos de todo Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo".

O espírito de Sambalate e Tobias se manifesta naqueles que desejam ouvir estas palavras do Senhor mas não ouvem, não ouvem porque se preocupam apenas e tão somente com seu umbigo, mas quando Deus engradece não há quem desqualifique, quando Deus levanta não há quem abata.

Que nesse propósito você seja firme e se posicione para mostrar que nossa vitória vem do Deus dos céus.

Deus te abençoe.

Pr. Junior Sarmento. 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Entenda o livro de Neemias.

Muros de Jerusalém
Autor: O livro de Neemias não revela especificamente o nome do seu autor, mas ambas as tradições judaicas e cristãs reconhecem Esdras como o autor. Isto é baseado no fato de que os livros de Esdras e Neemias eram originalmente um.

Quando foi escrito: O Livro de Neemias foi provavelmente escrito entre 445 e 420 AC.

Propósito: O livro de Neemias, um dos livros de história da Bíblia, continua a história do regresso de Israel do cativeiro babilônico e da reconstrução do templo em Jerusalém.

Versículos-chave: Neemias 1:3: “Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.”

Neemias 1:11: “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.”

Neemias 6:15-16: “Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. Sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios nossos circunvizinhos e decaíram muito no seu próprio conceito; porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra.”

Resumo: Neemias era um hebreu na Pérsia quando escutou que o Templo de Jerusalém estava sendo reconstruído. Ele ficou ansioso por saber que não havia nenhum muro para proteger a cidade. Neemias pediu a Deus que o usasse para salvar a cidade. Deus respondeu à sua oração ao atenuar o coração do rei persa Artaxerxes, que não só deu a sua benção, mas também material para ser usado no projeto. Neemias recebe permissão do rei para regressar a Jerusalém, onde se tornou governador.

Apesar da oposição e das acusações, o muro foi construído e os inimigos silenciados. O povo, inspirado por Neemias, deu o dízimo de muito dinheiro, material e mão de obra para concluir o muro em um notável período de 52 dias, apesar de muita oposição. Este esforço unido é de curta duração, entretanto, porque Jerusalém retorna à apostasia quando Neemias sai por um tempo. Depois de 12 anos, ele voltou e encontrou as paredes fortes, mas as pessoas fracas. Ele não mediu palavras as começar a tarefa de ensinar as pessoas sobre moral. “Contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos” (13:25). Ele restabelece a verdadeira adoração através de oração e ao encorajar as pessoas à revitalização através da leitura e da adesão à Palavra de Deus.

Prenúncios: Neemias era um homem de oração e orou fervorosamente pelo seu povo (Neemias 1). Sua intercessão zelosa pelo povo de Deus prefigura o nosso grande intercessor, Jesus Cristo, que orou fervorosamente pelo Seu povo em Sua oração sacerdotal de João 17. Ambos Neemias e Jesus tinham um amor ardente pelo povo de Deus que eles derramavam em oração, intercedendo por eles diante do trono.

Aplicação Prática: Neemias liderou os israelitas a um grande respeito e amor pelo texto da Escritura. Neemias, por causa de seu amor por Deus e seu desejo de ver Deus honrado e glorificado, conduziu os israelitas à fé e obediência que o Senhor havia desejado para eles por tanto tempo. Da mesma forma, os Cristãos devem amar e respeitar as verdades da Escritura, memorizá-la, nela meditar de dia e de noite e dela depender para o cumprimento de todas as necessidades espirituais. Segundo Timóteo 3:16 nos diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Se quisermos ter a mesma experiência do renascimento espiritual que os israelitas (Neemias 8:1-8), devemos começar com a Palavra de Deus.

Cada um de nós deve ter compaixão genuína por outras pessoas que estão sofrendo com dor espiritual ou física. Sentir compaixão, no entanto, e não fazer nada para ajudar não tem fundamento bíblico. Às vezes pode ser necessário abrir mão do nosso próprio conforto a fim de ministrar corretamente aos outros. Temos que acreditar totalmente em uma causa antes de darmos do nosso tempo ou dinheiro com o coração correto. Quando permitimos que Deus ministre através de nós, até os incrédulos saberão que a obra é de Deus.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Entenda o proposito.


O propósito da Virada começou!!!



O propósito da Virada começou e você está mais do que convidado(a) a participar desta grande obra conosco.

Serão 52 dias de jejum, oração e planejamento, vamos juntos nos levantar nessa geração para fazer a diferença.

O propósito é baseado no livro de Neemias, que juntamente com seu povo reergueu não só os muros de Jerusalém, mas a esperança de toda uma nação. Neemias teve pulso, coragem e direção para ser um líder, encontrou desafios, mas Deus estava com Ele.

Se você deseja fazer a diferença em sua geração, junte-se a nós!!!

Todas as quartas e Domingos no CEI de Navegantes.
Av. João Sacavem n. 456.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Princípios.


Talvez o maior erro do ser humano tenha sido em toda a sua história o orgulho. Uma geração sempre quer superar a outra, quebrando paradigmas, inovando e mostrando ser melhor. Isso é bom e saudável pois nos mostra que temos sim de melhorar, mas não devemos nos esquecer que alguns princípios humanos não mudam. As maiores leis que conhecemos são imutáveis, pois são conclusivas em si, quando queremos modificar princípios corremos o sério risco de destruir o que fora construído por séculos de aprendizado.

Se uma pessoa com oitenta anos te dá um conselho, você que tem vinte anos, passa a ter uma experiência de cem, porque você absolveu um conhecimento que foi construído com experiências de vida. Porém quando nos achamos superiores aos princípios nos tornamos irresponsáveis e sem conteúdo, pois nos baseamos apenas e tão somente naquilo que é imediato.

Faço essa reflexão pois nossa sociedade está cada vez mais se voltando contra todos os princípios que nos cercaram e formaram nossos costumes.
Principalmente nós que somos evangélicos estamos nos vendo acoados como se fôssemos bandidos, enquanto bandidos são defendidos com unhas e dentes por aqueles que se dizem contra o preconceito.

Nossa sociedade demoniza a formação familiar com homem e mulher, demoniza a lei contra o aborto e defende adolescentes armados que assaltam e matam com extrema consciência do que fazem. Distorcem a cultura, distorcem princípios e por fim não teremos absolutamente mais nada senão a visão mínima de vida construída no interior do mundinho de cada um.

Isso é ter visão aberta? Visão aberta é zelar por nossa história sem ter medo futuro, porém o que tenho hoje é medo do futuro e saudades da história.

Pr. Junior Sarmento.