(Lucas 9:23) - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
Estamos mais um vez naquela época de transição entre um velho ano e um novíssimo ano. Olhamos pra trás e enxergamos a vida vivida, aquela que não nos interessa mais. Posso ter vivido momentos bons, mas agora quero mais, e melhor. E se por acaso eu viví momentos não tão bons assim, ai é que quero esquecer tudo de uma vez e partir para o novo.
Algumas pessoas não gostam do final de ano porque ele tras na lembrança muitas coisas que o nosso mundo degradado não possui mais, tais como: Amor, compreensão, unidade, esperança...............
As pessoas não gostam por conta de uma data, elas não gostam porque esta data nos faz lembrar daquilo que estamos perdendo, ou para alguns outros já não existe mais.
Mas o novo sempre no enche de esperença! Lá no fundo sempre existe uma promessa, um alvo, um objetivo que desejo alcançar, se não fosse assim seria muito chato viver!
No próximo ano não deixe de fazer planos, não deixe de sonhar, acreditar, projetar, pois é isso que move as grandes idéias. As maiores conquistas da humanidade vieram de idéias loucas, projetos inicialmente fracassados, mas com pessoas persistentes.
Pra você mudar seu mundo, mude você primeiro!
Uma frase diz: Nenhum ano será realmente novo se cometermos os mesmos erros dos anos velhos!
Este é o cerne do verso 23 do cap. 9 de Lucas, Jesus faz um desafio para aqueles que desejam lhe seguir, e o primeiro deles é o mais difícil. Note que Jesus poderia ter invertido os fatores, pois o objetivo final das pessoas era seguí-lo. Ele poderia ter dito
- Siga-me, tome a sua cruz a cada dia e você vai conseguir negar a si mesmo.
Mas não foi esta a ordem dos fatores! Jesus, como sempre, nos coloca "num mato sem cachorro" e diz que para que todas as outras coisas aconteçam, o primeiro passo é; "NEGAR A MIM MESMO".
Um das traduções do dicionário Michels para negar é: Não admitir a existência.
Esta aqui a resposta do "Por quê" muitas vezes nossa vida não muda. Nossa família continua com os mesmos problemas, nossa comunhão com as pessoas é conturbada, nossos filhos estão entregues às drogas, os casamentos não dão certo e por aí vai.......... Simplesmente porque ninguém se propõe a negar o seu "eu".
O mundo está cada vez mais indivisualista, as pessoas cada vez mais egoístas.......
Talvez você não negue a si mesmo simplesmente porque não sabe o que isto quer dizer.
Pois bem, Jesus está te desafiando a negar os seus impulsos, inclinações, desvios de caráter.
Jesus está convidando você a olhar para dentro de si, esqueça os outros, esqueça o que os outros fizeram, o que os outros disseram. Olhe pra dentro de você. O que você vê? O que precisa ser arrumado?
"Seus pensamentos determinam suas palavras, suas palavras determinam suas ações, suas ações determinam seus hábitos, seus hábitos determinam seu caráter, e seu caráter determinado o seu destino." (Margareth Tatcher.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário