segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dica de música da semana - Banda resgate!


Em 1987, os amigos José Bruno e Hamilton Gomes estudavam música com o mesmo professor. Por frequentarem a mesma igreja, era nela que a dupla realizava estudos e ensaios musicais, com a influência do rock'n'roll. Mais pessoas se juntaram à banda, que continha quatro membros: Hamilton Gomes, Marcelo Amorim e os irmãos José Bruno e Jorge Bruno. Todos os integrantes integravam a Igreja Batista, e fundaram a banda na Igreja Batista em Carandiru, bairro da Zona Norte da cidade de São Paulo.
Segundo declaração do próprio José Bruno na faixa 11 (5:50 AM) do CD Resgate Acústico (2001), ele e seus três colegas da banda Resgate entraram na igreja Renascer em Cristo no dia 24 de junho de 1991. No mesmo ano, a banda distribuiu de forma independente o primeiro disco, Vida, Jesus & Rock'n'Roll, um trocadilho com o bordão "Sexo, Drogas e Rock'n Roll". O trabalho foi produzido por Rick Bonadio. Era um disco independente, que a banda gravou com instrumentos emprestados (embora tenha posado para as fotos da capa com os próprios instrumentos) e que demorou quase um ano para ser produzido. Para pagar os custos, a banda vendeu objetos pessoais. No DVD Resgate Ao Vivo, a banda conta que foram vendidas 2000 cópias do Vida, Jesus & Rock'n'Roll em LP.
Em 1993, já contratada pela gravadora Gospel Records, a banda lançou Novos Rumos, distribuído em CD. O disco trouxe canções inéditas em conjunto com as melhores do álbum anterior.
Em 1995 foi lançado On The Rock, gravado no Estúdio 43 e produzido por Paulo Anhaia. A sonoridade próxima ao Hard Rock fez com que a obra se tornasse, para alguns como o melhor trabalho do Resgate. "Solidão" foi a canção do disco que recebeu uma versão em videoclipe e para a produção deste, Zé Bruno foi submetido a duas horas de maquiagem para aparentar-se velho. Dois anos depois, foi lançado o álbum Resgate, trazendo novamente a parceria da banda com Anhaia. Após oito anos de carreira, o grupo já havia se apresentado fora do Brasil.
Em 2000, a banda decidiu lançar um disco com uma temática congregacional, voltando-se ao pop rock. Trabalhando novamente com Rick Bonadio, foi lançado Praise, que trouxe canções como "Infinitamente mais", "O Nome da Paz" e "Restauração".
Em 2001, a banda gravou o primeiro disco ao vivo e também o primeiro registro áudio visual. O trabalho, Acústico foi gravado em maio daquele ano na sede da Renascer Copan. Vendeu mais de 100 mil cópias. Em 2002, é lançado Eu Continuo de Pé, produzido por Dudu Borges.
Em 2003 a banda gravou Ao Vivo, distribuído em CD e DVD, que traz os maiores sucessos do Resgate, além de três canções inéditas gravadas em estúdio. . Também foi feita a gravação de um clipe da música "O Meu Lugar", e durante as gravações quase houve um acidente, que seria fatal.
Em 2005, a banda foi indicada em três categorias no Troféu Talento e integrou Dudu Borges como integrante oficial, que já era conhecido como um dos melhores produtores musicais do país. Naquele mesmo ano, o Resgate já preparava um novo trabalho.
Em 2006 foi lançado Até eu Envelhecer. A obra trouxe a regravação de "Apocalipse Now", um dos maiores sucessos do Katsbarnea, além de "O Médico e o Monstro", baseada no livro Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (em português "O Médico e o Monstro"). Em 2007 veio o registro do álbum ao vivo, também em DVD, que além das músicas do disco anterior, trouxe regravações de "Terceiro Dia", "Palavras", "O Rio", "Rock da Vovó", "5:50 AM", "Leve e Momentânea", entre outras.
Com o interesse da Sony Music mo mercado gospel, o Resgate foi a primeira banda brasileira do gênero a ser chamada para integrar seu cast, após o fim da Gospel Records. .
Em maio de 2010 é lançado Ainda não é o último. O disco recebeu clipes de várias canções, com destaque para "Depois de Tudo" e "Jack, Joe and Nancy in The Mall", que foi gravado em Londres. O trabalho teve uma boa repercussão no meio, fazendo com que a banda se apresentasse em vários locais do Brasil e do mundo.
Em 2011 o Resgate lançou uma coletânea em comemoração aos 22 anos de história intitulada Pretérito Imperfeito, mais que Perfeito, o segundo trabalho pela gravadora Sony Music. O encarte, em formato digipack traz fotos do arquivo pessoal dos membros, além de suas declarações contando curiosidades sobre as faixas. O disco contém ainda uma faixa inédita, de título "Assim Caminha a Humanidade?", que foi substituida por "O Vesúvio" no álbum Ainda não é o Último. A banda lançou também, ainda em 2011, aplicativos próprios para os sistemas iOS_(Apple) (iPhoneiPodiPad) e plataforma Android.
Em 2012, Dudu Borges deixa a banda, e o conjunto, com quatro integrantes fixos lança o décimo terceiro disco, Este Lado para Cima, produzido por Paulo Anhaia. A obra é o segundo disco inédito do Resgate pela Sony Music.



Nenhum comentário:

Postar um comentário